Apesar de ser um tema relativamente novo no cenário da medicina, desde o ano de 1977 existem estudos que sugerem a conexão entre o diabetes e o surgimento de dificuldades auditivas, principalmente em pacientes mais novos e que apresentem a doença desde cedo, seja por fatores externos ou genéticos.
Em estudos mais recentes, que culminaram no ano de 2011, foi constatado que pacientes diabéticos tinham 2,15 vezes mais chances de perderem a audição do que outros saudáveis, risco que crescia para pacientes com menos de sessenta anos. Um dos grandes responsáveis por isso, ou pelo menos quem ajuda bastante nessa equação, são os vasos sanguíneos.
Mas por que os vasos sanguíneos? O diabetes é uma doença que causa a falta ou má absorção de insulina no corpo humano, e que, segundo dados da OMS, atingia cerca de 16 milhões de brasileiros somente em 2018. Uma das consequências dessa doença é o aumento desenfreado dos níveis de açúcar no sangue, que acabam por danificar os vasos sanguíneos e, consequentemente, os mais próximos à área do ouvido. Dessa forma, não somente é constatada uma perda na audição, mas, ocasionalmente, a presença de casos de surdez.
Apesar da surdez e outras deficiências auditivas menos agressivas não terem como causa absoluta o diabetes, é de extrema importância ressaltar que estudos como esse, mais uma vez, demonstram a necessidade de se viver em harmonia quanto aos cuidados com o nosso corpo e a nossa saúde, podendo afetar diversas áreas diferentes.
Para evitar não apenas o diabetes, mas também diversas outras doenças e complicações na saúde, é importante manter um estilo de vida movimentado, repleto de exercícios físicos e alimentação balanceada, especialmente para quem sofre de casos de diabetes e outras doenças hereditárias na família e se encontra em algum dos grupos de risco mais comuns, como idosos, obesos, e etc.
Respeite a sua vida e aproveite o que há de melhor para viver ao lado de quem mais ama!